quarta-feira, 25 de setembro de 2013


O que são, os sete raios Construtores ou Os sete temperamentos


Os raios são energias na qual são manifestadas em cada ser humano, dentro de todos os raios há os sub-raios sendo  que um se manifesta mais do que os outros. Estas manifestações nos mostra o quanto estamos no caminho correto de nossa jornada e quando não manifestados ocasionando os nossos desequilíbrios.
Quem primeiro usou “sete raios”, foi Helena P. Blavatsky fundadora da Sociedade Teosófica em Doutrina secreta (1888) “ Há grupos principais de Dhyan, Chohans que serão encontrados e reconhecidos em todas as religiões, pois são sete raios primeiros..
Ernest Wood e Geofrey Hodson, também escreveram sobre os sete raios – os sete temperamentos Humanos.
Segundo Alice Bailey em Tratado dos sete raios “ Os sete raios são sete diferenciação de um grande raio cósmico, efetuados no próprio ser do nosso Logos Solar”...
O Sol é a grande fonte de nossa energia, refletindo luz para nossa alimentação e sobrevivência e influenciado do sistema planetário e por meio dessa onda de luz que são distintas pela cor e som cada sistema solar, planeta.
Ângela Maria La Sala Batà , descreve em seu livro” Do Eu superior ao eu inferior. “ ... Concepção dos sete raios vem da doutrina oculta da criação, segundo a qual o Um torna-se três e os três tornam-se sete. O espiritualismo se baseia nessa visão de um universo que é uno com Deus, do mais alto ao mais baixo plano. “Os raios expressam sete qualidades, derivadas da triplicidade – vontade, harmonia perfeita e a complementação psicológica do homem.”
Em psicologia esotérica Alice Bailey, diz que os estudiosos devem cada vez mais pensar em trabalhar em termos de energia, essas energias “têm efeitos impulsivos, atrações magnéticas e atividades direcionadas”. A capacidade de interpretá-la com precisão e então tirar dela a dedução certa é o segredo de toda diagnose onde a psicologia estiver em questão.
David V. Tansley em Chakras Raios e Radiônicas faz um estudo e prático em análise juntamente com radiestesia e radiônica onde diz que cada aspecto da constituição do homem é qualificado por um raio de energia, Raio Mônada, do espírito, da alma, corpo mental, emocional etéricos e personalidade. A personalidade se forma quando o individuo já produziu um grau de integração entre os diversos corpos do eu inferior. O Raio da alma e da personalidade possibilita certa compreensão quanto à natureza da doença física e psicológica. Os raios formam o padrão de vida do individuo e lhe confere suas forças e fraquezas, potencial e limitações. Conhecer os raios é conhecer a si mesmos.  Nos ensinamentos Gnósticos, Thomas, o Contendor, escreve. “ “Aquele que não conhece a si mesmo não, conhece nada, mas quem chegou a conhecer a si mesmo já atingiu, ao mesmo tempo, o conhecimento das profundidades de todas as coisas”.
A psicologia esotérica preocupa-se com a alma, ou “eu” princípio integrado dentro da forma física. A personalidade tem quatro aspectos:  mente concreta, corpo mental responsável pela discriminação, o corpo emocional que rege a capacidade de sentir, desejar, aspirar e atrair, corpo vital ou energético, poder agir e ser, corpo físico denso que é controlado por três aspectos atividade no mundo físico. A alma tem dois aspectos intuição, vontade, reside no intervir busca impressionar, motivar a personalidade.
O estudo dos sete raios abrange o macro e os microcosmos, constituem tendências inatas temperamentos ou tipos psicológicos, a vida psíquica. Os raios são os impulsos que determina o nosso destino e revela os acontecimentos, nossa forma de considerar o mundo relacionamentos e pessoas ao nosso redor.
O trabalho com raios pode ser comparado ao do alquimista, transmutar o inferior em superior, o chumbo em ouro.
O Oriente tem esta estrutura bastante solida em diversos aspectos do pensamento, filosofia, psicologia, metafísica, ética, religião. O conhecimento do homem e de seu comportamento está integrado ao conceito do universo e seus sete tipos de raios(energias).
O raio expressa no ser humano como uma predisposição a determinadas condutas.
Quando se conhece os raios permite uma nova visão de sua natureza e das forças que agem sobre cada energia beneficiando um maior conhecimento de si próprios, melhor convivência com outro, reconhecimento melhor atividade a ser executada e melhorar recomendação de equilíbrio.
Retirado do livro: Psicologia Oriental- os Sete raios Padma Patra
Cada raio revela a  natureza, a essência e o tipo de energia que impulsiona,
1º Raio – Vontade-poder = Vive a chamada do mando. Fica sozinha para decidir e comandas. Gosta de imaginar-se como uma águia que voa orgulhosa, afastada do mundo. Líderes – governantes militar...

2º Raio – amor-sabedoria –Gosta de participar com outras pessoas. A comunicação e os diálogos são imprescindíveis na sua vida. O amor lhe dá energias para viver e empreender novos caminhos. Mestres- professores, médicos...

3º Raio – Inteligência Ativa e abstrata – criativa = Importante é pensar, traduzir o mundo em imagens, ideias  e palavras. Gostam da comunicação seus pensamentos, mas não dialogar. Ele gosta de monólogos para convencer e manipular seus semelhantes. Filósofos – Diplomatas, organizador, jogador de xadrez, economista...

4º Raio – Harmonia e conflito =  Ele esta na metade é ambivalente, passa período de reclusão, solidão e outros de extroversão e diálogos. Precisa criar expressar-se mediante a arte. Gosta de chamar a atenção. Sobressair. Artistas, mediador, intérprete.

5º Raio – Ciência – Inteligência-concreta =  Investigação fria e objetiva o cativa. Na procura de conhecimento, os outros ficam em segundo plano. Adora verificar os dados, apontar os erros e castigas os culpados. Cientistas, advogado, alquimista...

6º Devoção – idealismo -  Gosta de companhia, mas é intolerante raramente consegue manter uma amizade por muito tempo. Carece de tato, é emocional, impulsivo, às vezes dá rédea solta à sua agressividade. Assim, com a mesma força atrai amigos, os afasta. Santo, místico, servo, Mártir, evangelista.

7º  Ritual – Magia – marcada tendência a isolar-se. Não gosta de excessiva familiaridade. Sabe manter distância e mediar às palavras. Mago, mestre de cerimônia, político, produtor.

Os raios 1,2,3 – São os de aspectos o que trazemos conosco.
Os raios 4,5,6,7 são os de atributos, o que transformamos em nossas vidas atuais.
A maneira de caracterizar o indivíduo é especificar seus raios no corpo físico, emocional, mental, personalidade e emocional, alma. A qualidade aparente de uma pessoa é o raio mais elevado que ela expressa.

Os raios estão na Mesa Radiestésica Holística e como equilibrar para melhor prosperidade. UNIET- Universidade de Cursos livre.


Bibliografia

 Visualizando os sete raios Djawal Khul e Alice A. Bailey Helen S. B – editora Madras
Tratado dos sete raios – Alice A. Bailey volume I psicologia esóterica
Psicologia Oriental – os sete raios Padma Patra – Livros que constroem
Chakras raios e radiônica e As trajetórias dos raios e os portais dos chakras – David V. Tansley,


2 comentários: