quinta-feira, 21 de março de 2013

FILTRO DE SONHO - SIGNIFICADO E TUTORIA




O filtro de sonho ou teia do sonho são mandalas de cura criadas pelos Índios-Americanos. A função é nos proteger, quando dormimos das influências negativas de nossos sonhos. O filtro é um objeto de poder, medicinal. Esta vinculado ao movimento da vida.

Parte cima do filtro – Trabalha a cabeça

O Círculo- ( é a base do filtro) – representa o círculo da vida, símbolo do sol, da eternidade, do infinito, sem começo ou fim, nosso consciente, nosso corpo físico e mental, espiritual.


A teia- (Alma) – é o que tecemos para nossa vida, o caminho, livre arbítrio, o que percebemos no corpo emocional.

O centro – é nosso self ( si mesmo), eu-superior ou “Eu sou”, pode estar com uma pedra significando o olho Deus que tudo vê , ou vazio representando principio criador.

As penas – estão ligadas ao elemento( terra, água, fogo, ar) – e de que forma vemos a natureza é o ritmo e o movimento. A energia  da pessoa.

As pedrinhas – As pedrinhas são formas de cura em que estamos precisando. Conexão com roda medicinal dos índios ensina a clareza, limpa mágoa, lida com medos.

No Brasil, os xavantes, tupi  também confeccionam os filtros. Para os índios a aranha é símbolo da vida. Quando alguém faz o filtro, esta tecendo a vida de uma pessoa. A aranha tece sua teia e não fica nela, esta sob ela, passa a transitoriedade da vida, o desapego.

O filtro não deve ser feito com objetivo determinado como arrumar marido ou mudar de emprego. Feito para proteger das coisas negativas que vêm de fora e também das que estão dentro de cada um.

Para os Nativos - americanos a Aranha é ao mesmo tempo Avó e Criadora que cria novas energias dentro da existência. Conta-se que no inicio da criação só havia escuridão, os povos andava às cegas e viviam se colidindo, a Vovó Aranha trouxe o sol e  fogo e ensinou-lhes também a arte de fazer cerâmica.

Lenda dos Nativos-Americanos contam que um velho Índio ao fazer a busca da visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha e comunicou-lhe em linguagem sagrada. A aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas. Enquanto tecia, o espírito fa Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Dizia:
“Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios”. No final a Aranha devolveu ao velho Índio o aro e o cipó com uma teia no centro dizendo: “- No centro esta a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vêm de lugar chamado espírito do mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins, A teia quando pendura se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem esta dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do dia.”

Cada filtro é único, trabalha as energias da pessoa, do ambiente é harmônico, trabalhando o corpo, físico, emocional, mental e sutil. O filtro é terapêutico, ao fixar nossa atenção na confecção do filtro altera nossa consciência e também limpa e equilibra. Em vinte e um dias filtra os bloqueios que impede sua plenitude e depois funciona como mandala de proteção.


Tutoria de como fazer um filtro de sonho.


























Faço Filtros por encomenda e envio por correio( pago pelo comprador).
Curso de mandala terapêutica (http://www.iet.pro.br/ct-mandala.htm)


6 comentários:

  1. A Localização das pedras na teia tem algum significado ou podem ser colocadas aleatoreamente sem um local determinado na teia?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rodrigo. As pedras tem significado, porém na hora que estiver fazendo o filtro sairá sem que você determine o local. Pode sim depois verificar o significado, as pedras são as conexões com roda medicinal de cura. uma pedra ensina a ter clareza, duas limpam magoas, três trabalha a cura quatro lida com medos, 6 busca o equilíbrio,7 movimento em seu caminho buscando a si mesmo, 8- justiça, sucesso, 9 - poder, o aprendizado concluído 10- roda da fortuna e assim por diante. O filtro será único para cada individuo e número de pedras também. abs. Ivanice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela atenção. Então, já pesquisei muito mas até agora não encontrei nada falando só sobre o significado das pedras na teia. Mas pelo que você falou não importa a localização delas na teia, e sim a quantidade que vou colocar, é isso? e as cores delas eu posso escolher?

      Excluir
    2. Ah, só mais uma dúvida também; a quantidade de pontos da teia que se ligam ao circulo sei que tem significados, mas só sei os de 7,8 e 13. existe outros significados para outras quantidades de pontos. por exemplo, quero fazer com 10 pontos... o que significa?

      Excluir
  3. Rodrigo tenho curso na Uniet , abaixo o link. As aulas são semi-presencial( via online) todas as seg. feiras 19h30 às 21h30m, sinta convidado a assistir uma aula para que possa ver o processo da mandala. O Filtro do sonho é uma Mandala, e ao mesmo tempo não é você que direciona, quantos pontos, pedras ou cor e sim a mente para quem você faz. Podemos dizer que haverá uma sincronicidade com outro e o filtro irá ajudar na busca, mesmo sendo feita para você não escolherá a cor, pode querer vermelho ao fazer e quanto estiver tecendo fará azul a cor que precisa no momento. Sinta convidado a assitir uma aula, para que possa tirar suas dúvidas.
    abs. Ivanice

    ResponderExcluir
  4. Os indios brasileiros também fazem osfiltros?

    ResponderExcluir