terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que é budismo


Budismo é uma religião para cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. A palavra vem de "Budhi", "despertar". Tem suas origens cerca de 2.500 anos atrás, quando Siddhartha Gautama, conhecido como o Buda, foi ele próprio despertado (iluminado) com a idade de 35.

Para muitos, o budismo vai além da religião e é mais um 'modo de vida "filosofia ou. É uma filosofia porque a filosofia 'significa amor da sabedoria "e do caminho Budista pode ser resumido como:
-  para levar uma vida moral,
-  estar atento e consciente de pensamentos e ações, e
-  para desenvolver a sabedoria e entendimento.

O budismo explica um propósito para a vida, ele explica aparente injustiça e a desigualdade em todo o mundo, e fornece um código de conduta ou modo de vida que conduz à verdadeira felicidad

O Budismo está se tornando popular nos países ocidentais por uma série de razões, a primeira razão é que Budismo tem respostas para muitos dos problemas nas modernas sociedades materialistas. Ele também inclui (para aqueles que estão interessados) um profundo entendimento da mente humana (e terapias naturais) que os psicólogos proeminentes de todo o mundo estão descobrindo agora a ser ambos muito avançado e eficaz.

 Quem foi o Buda?

Siddhartha Gautama nasceu em uma família real em Lumbini, agora localizado no Nepal, em 563 aC. Aos 29 anos, percebeu que a riqueza eo luxo não garante a felicidade, então ele explorou as diferentes religiões e filosofias ensinamentos do dia, para encontrar a chave para a felicidade humana. Após seis anos de estudo e meditação, ele finalmente encontrou "o caminho do meio" e foi iluminado. Após a iluminação, o Buda passou o resto de sua vida ensinando os princípios do Budismo - chamado de Dhamma, ou Verdade - até sua morte aos 80 anos de idade.

•-Foi o Buda um Deus?

Ele não era, nem pretendem ser. Ele era um homem que ensinou um caminho para a iluminação de sua própria experiência.

Os budistas, por vezes, paga o respeito às imagens de Buda, não no culto, nem de pedir favores. Uma estátua do Buda com as mãos delicadamente repousava em seu colo e um sorriso compassivo nos lembra a se esforçar para desenvolver a paz e o amor dentro de nós mesmos. Curvando-se para a estátua é uma expressão de gratidão para o ensino.


Um dos ensinamentos budistas é que a riqueza não garante a felicidade e também a riqueza é vulnerável. O povo de cada país sofre sejam ricos ou pobres, mas aquele que entendem os ensinamentos budistas pode encontrar a verdadeira felicidade.

Há muitos tipos diferentes do budismo, porque a ênfase muda de país para país, devido aos costumes e cultura. O que não varia é a essência do ensinamento - o Dhamma ou verdade.

O budismo é também um sistema de crença que é tolerante com todas as outras crenças ou religiões. O budismo concorda com os ensinamentos morais de outras religiões, mas o budismo vai mais longe, fornecendo um objetivo a longo prazo dentro da nossa existência, através da sabedoria e compreensão verdadeira. Reais budismo é muito tolerante e não se preocupa com rótulos como 'cristãos', 'muçulmano', 'Hindu' ou 'budista'; é por isso que nunca houve nenhuma guerra travada em nome do budismo. É por isso que os budistas não pregar e tentar converter, apenas explicar se uma explicação é pedida.

A Ciência é o conhecimento que pode ser feita em um sistema, que depende de ver e testar fatos e indicando as leis naturais. O núcleo do budismo se encaixa nesta definição, porque as Quatro Nobres Verdades (veja abaixo) pode ser testada e comprovada por qualquer pessoa de fato, o próprio Buda perguntou a seus seguidores para testar o ensino em vez de aceitar a sua palavra como verdade. Budismo depende mais da compreensão do que

O Buda ensinou muitas coisas, mas o conceito básico do budismo pode ser resumido por as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo

Primeira Nobre Verdade

A primeira verdade é que a vida é sofrimento, a vida inclui dor, contrair uma doença, idade, e finalmente a morte. Nós também suportar o sofrimento psicológico como frustração solidão, medo, vergonha, decepção e raiva. Este é um fato irrefutável de que não pode ser negado. É realista e não pessimista, porque o pessimismo está esperando que as coisas sejam ruins. Ao contrário, o budismo explica como o sofrimento pode ser evitado e como podemos ser verdadeiramente feliz.

 Segunda Nobre Verdade

A segunda verdade é que o sofrimento é causado pelo desejo e aversão. Vamos sofrer se esperar que outras pessoas estejam em conformidade com a nossa expectativa, se queremos que os outros gostem de nós, se não conseguir algo que queremos, etc Em outras palavras, conseguir o que quer não garante felicidade. Em vez de constantemente lutando para conseguir o que quer, tentar modificar o seu querer. Querendo priva-nos de contentamento e felicidade.
 Uma vida inteira de querer e de desejo e, especialmente, o desejo de continuar a existir, criam uma energia poderosa que faz com que o indivíduo nascer. Assim, o desejo leva ao sofrimento físico, porque nos faz renascer.

 Terceira Nobre Verdade

A terceira verdade é que o sofrimento pode ser superado e felicidade pode ser alcançada, que a verdadeira felicidade e contentamento são possíveis. Se nós desistimos desejo inútil e aprender a viver cada dia de cada vez (não residindo no passado ou no futuro imaginado), então podemos nos tornar felizes e livres. Temos, então, mais tempo e energia para ajudar os outros. Esta é Nirvana.

 Quarta Nobre Verdade.

A quarta verdade é que o Caminho de 8 vezes Nobre é o caminho que conduz ao fim do sofrimento.

 O Caminho 8 – nobre.

Em resumo, o Nobre Caminho de 8 vezes está sendo moral (através do que dizemos, fazemos e os nossos meios de subsistência), focalizar a mente em estar plenamente consciente de nossos pensamentos e ações, e desenvolver a sabedoria através da compreensão das Quatro Nobres Verdades e do desenvolvimento da compaixão para os outros.

 Os cinco Preceitos.

O código moral dentro do Budismo é a preceitos, dos quais os cinco principais são: não tirar a vida de viver qualquer coisa, não tomar nada que não seja dado livremente, de se abster de má conduta sexual e abuso sensual, abster-se de discurso falso, e para evitar a intoxicação, isto é, perder a atenção.

 Karma

Karma é a lei que toda causa tem um efeito, ou seja, nossas ações têm resultados. Esta lei simples explica uma série de coisas: a desigualdade no mundo, por que alguns nascem deficientes e alguns talentosos, porque alguns vivem apenas uma vida curta. Karma sublinha a importância de todos os indivíduos serem responsáveis ​​por suas ações passadas e presentes. Como podemos testar o efeito cármico de nossas ações? A resposta resume-se ao olhar para (1) a intenção por trás da ação, (2) os efeitos da acção em si mesmo, e (3) os efeitos sobre os outros.






 Sabedoria

O budismo ensina que as sabedorias devem ser desenvolvidas com compaixão. Em um extremo, você pode ser um tolo de bom coração e no outro extremo, você poderia alcançar o conhecimento, sem qualquer emoção. O budismo usa o caminho do meio para desenvolver ambos. A maior sabedoria é ver que, na realidade, todos os fenômenos são incompletas, vulneráveis e não constituem uma entidade fixa. A verdadeira sabedoria não é simplesmente acreditar no que nos é dito, mas sim experimentar e compreender a verdade e a realidade. Sabedoria exige um processo aberto, mente, o objetivo. O caminho budista requer coragem, paciência, flexibilidade e inteligência.


 Compaixão

Compaixão inclui qualidades de partilha, a disponibilidade para dar conforto, simpatia, preocupação, cuidado. No Budismo, nós podemos realmente compreender os outros, quando nós podemos realmente entender a nós mesmos, através da sabedoria.

Ensinamentos budistas podem ser compreendidos e testados por qualquer um. O budismo ensina que as soluções para nossos problemas estão dentro de nós mesmos não fora. O Buddha pediu a todos os seus seguidores não tomar sua palavra como verdadeira, mas sim para testar os ensinamentos para si mesmos. Dessa maneira, cada pessoa decide por si e assume a responsabilidade por suas próprias ações e compreensão. Isto torna o budismo menos de um pacote fixo de crenças que é para ser aceito em sua totalidade, e mais de um ensinamento que cada pessoa aprende e usa em sua própria 





Nenhum comentário:

Postar um comentário